Fotos: @imburanatec

O mel é um dos produtos mais importantes da economia do Semiárido brasileiro. As abelhas, assim como as plantas nativas do bioma caatinga, têm uma alta capacidade de adaptação ao clima regional. A apicultura proporciona o aumento de renda, através da oportunidade de aproveitamento da potencialidade natural de meio ambiente e de sua capacidade produtiva. 

Diante da condição climática de nossa região, nem todo período é favorável para produção, com isso existem apiários fixos e migratórios. A depender da opção do apicultor, o manejo não ocupa todo seu tempo diário, permitindo assim que tenham outras atividades consorciadas em sua propriedade que tornem sua renda familiar diversificada e contribuam para a manutenção dos ecossistemas através dos serviços de polinização das abelhas. Entretanto,  os agricultores que antes priorizavam culturas dependentes de chuva, passaram a apostar mais na apicultura, o que fez com que essa atividade passasse de complementar a principal. Com o crescimento do mercado para o consumo de produtos orgânicos, os produtos apícolas tem ganhado cada vez mais destaque devido às suas conhecidas propriedades alimentícias e terapêuticas. Além disso, é uma atividade agrícola com menor dependência das chuvas, sendo portanto, uma atividade adequada as condições climáticas o Semiárido brasileiro.

A Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (COOARP), desde 2001, atua com o propósito de promover o desenvolvimento integrado e sustentável da CADEIA PRODUTIVA DA APICULTURA, através da modernização dos seus padrões técnicos, organizacionais, capacitando, ampliando e melhorando suas ações no mercado. São 271 Apicultores Cooperados em diversos municípios no Estado da Bahia e Sergipe. Mais de 80% dos cooperados são produtores da Agricultura Familiar, geralmente na atividade apícola trabalham em grupo, trocando experiência e organizados em associações.